Artigos do Blog

 

Por que fazer orientação profissional com um psicólogo experiente?

A Orientação profissional realizada de forma correta facilita, e muito, as escolhas de carreira, contudo, isso não é tudo. É importante também que ferramentas validadas cientificamente sejam utilizadas, pois isso facilitará a avaliação de informações fundamentais para a construção da tomada de decisão.

Fazer escolhas profissionais pode ser algo complexo porque existem muitas alternativas, além de influência familiar, dúvidas sobre compatibilidade pessoal e mercado. Mas, a orientação profissional é capaz de proporcionar um direcionamento mais assertivo na escolha. São vários os contextos em que a orientação profissional funciona muito bem, como:

  • Escolha da profissão;
  • Migração de Carreira;
  • Preparação para aposentadoria;
Uma orientação profissional feita de maneira assertiva pode fazer toda a diferença no rumo da carreira.

A orientação profissional pode fazer toda a diferença na escolha profissional.

E por quais motivos as decisões na carreira podem ser complexas? Estrutura da sua personalidade, histórico de vida e familiar, maturidade para escolher, interesses profissionais, questões psicossociais, emocionais e possíveis psicopatologias podem influenciar na escolha. Contudo, fazer o processo com um bom orientador irá facilitar a sua escolha. Saiba como escolher o seu clicando no link: https://jessicafonseca.com.br/orientadordecarreira/ .

Fatores relevantes no processo:

  • Realizar analise de mercado dentro das possibilidades de escolha;
  • Construção de um plano B;
  • Compreensão das suas competências, analisando o que você precisa desenvolver;
  • Refletir sobre quais as opções de atuação dentro das possíveis áreas de escolha;

Observe que o processo vai muito além do que simplesmente escolher um curso ou profissão. Assim, para te direcionar de uma forma personalizada e eficaz o profissional faz a diferença. É preciso escutar e ter um raciocínio clínico. Também é importante conectar com o seu histórico de vida, princípios, valores, desejos e necessidades. Portanto, a orientação profissional não é algo engessado. Ao contrário, precisa ser estruturado, porém personalizado porque cada pessoa terá características únicas.

Vai fazer grande diferença no seu processo um profissional que tenha a habilidade de avaliar comportamento, emoções, competências e saúde mental. Além disso, é muito importante que ele tenha vivência no contexto do trabalho.

Importante: O uso da avaliação psicológica.

É fundamental também o uso de ferramentas que possam dar um embasamento científico e personalizado ao processo, como a avaliação psicológica. No meu processo destaco o teste Humanguide que é um psicoteste de personalidade voltado para a motivação no trabalho. O teste é de uso restrito a psicólogos que possuam o certificado de uso específico do teste. Utilizo testes completos de personalidade, interesses profissionais, testes para avaliar as diversas funções cognitivas, garantindo que você tenha muito mais segurança na sua escolha.

Para concluir, explico como funciona:

Te direciono a construir seu plano de tomada de decisão com 2 ou 3 opções e plano de ação de curto, médio e longo prazo.

Realizamos o processo em 7 sessões de 1 hora cada. Ao final,você receberá um laudo personalizado em papel timbrado.

Ficou interessado (a) na orientação profissional? Entre em contato comigo pelo whatsapp: https://bit.ly/psicologajessicafonseca

Compartilhe este conteúdo:

LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *