Como escolher um bom orientador de carreira?
Você sabe como escolher um orientador de carreira que seja capaz de te ajudar em uma tomada de decisão tão importante? Fiz este texto para te ajudar a esclarecer o que esse profissional precisa ter para que o seu processo de orientação profissional tenha sucesso.
Fazer escolhas no início ou durante a nossa trajetória profissional pode ser bastante angustiante. Trata-se de algo que tem o poder de influenciar significativamente no nosso futuro. Esses momentos costumam ser difíceis porque envolvem questões complexas, relacionadas a personalidade, histórico de vida e familiar, maturidade, interesses, questões psicossociais, emocionais e até psicopatologias como TDAH, depressão e ansiedade.
Um orientador de carreira preparado fará toda diferença no sucesso da sua escolha profissional, pois será capaz de analisar e interpretar diversas informações sobre o seu perfil e traçar um plano personalizado. Esse planejamento é realizado com base numa minuciosa anamnese, mapeamento completo de questões de personalidade, motivação, maturidade, perfil cognitivo, etc. Portanto, deve ser um processo realizado com base em dados cientificamente comprovados e totalmente personalizado.
É muito importante que o profissional tenha esse olhar clínico, levando em consideração também possíveis psicopatologias, as competências necessárias para a área escolhida, os recursos disponíveis para trilhar a jornada da profissão escolhida, o mercado e outras questões. Isso porque do momento da escolha até efetivamente conquistar uma profissão ou transição, definitivamente, os desafios não podem ser ignorados. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e quanto mais munidos de informações estivermos é melhor, não é verdade?
Diferenciais importantes em um orientador de carreira
Você já parou para pensar que escolhas profissionais implicam em outras questões? Afinal de contas, tudo pode acontecer no trajeto até a conclusão de uma escolha. Já pensou que é bem importante ter um plano B? E se para a profissão que você deseja as competências ainda não forem compatíveis, o que fazer? Dentro da sua opção de escolha qual seria o modelo mais adequado para o seu perfil? Empreender, CLT ou concurso?
Você percebeu que tomar uma decisão é apenas o início de uma jornada que envolve muitas questões que fazem toda a diferença para o seu sucesso?
Um outro ponto importante que precisa ser trabalhado nos processos é sobre a realidade da rotina de trabalho dentro da profissão escolhida. Isso permite reflexões menos fantasiosas, diminuindo a possibilidade de frustração no exercício profissional. É muito importante investigar com quais ambientes de trabalho, tarefas, equipes e perfis de liderança você performa melhor, diminuindo a distância entre expectativa e realidade. Assim, as chances de haver frustração irão diminuir muito.
Qual o Profissional Mais Preparado Para te Conduzir na Sua Escolha?
Observe que o processo vai muito além do que simplesmente escolher um curso ou profissão. E para te direcionar de uma forma personalizada e eficaz é muito importante que o profissional tenha a capacidade de fazer uma escuta e gerar um raciocínio clínico, alinhado com o seu histórico de vida, princípios, valores, desejos e necessidades. Certamente, a nossa história de vida influencia de forma significativa nas nossas escolhas profissionais.
O profissional que possui a habilidade de avaliar comportamentos, emoções, competências e saúde mental, com certeza, será capaz de realizar um processo de muita qualidade. A fim de realizar um processo que atenda o cliente de maneira assertiva e individualizada, isso não pode ser ignorado. Além disso, é muito importante que o orientador possua experiência com o mundo do trabalho, tendo atuado em empresas, por exemplo.
Conheça o meu perfil profissional:https://jessicafonseca.com.br/orientacao-profissional/
Por outro lado, é fundamental também o uso de ferramentas que possam dar um embasamento científico ao processo como a avaliação psicológica. Embora existam outras ferramentas disponíveis na internet, não são regulamentas e validadas através de pesquisas que comprovem a confiabilidade dos resultados. Falando sobre instrumentos, sem dúvida, o teste Humanguide ganha destaque, devido a capacidade de mapeamento completo da personalidade voltada ao trabalho. Apenas psicólogos certificados podem utilizá-lo com a finalidade de avaliar a motivação no trabalho. Além disso, recomendo o uso de psicotestes completos de personalidade, interesses profissionais, testes para avaliar as diversas funções cognitivas, garantindo que você tenha muito mais segurança na sua escolha.
É Fundamental Sair do Processo com uma Tomada de Decisão
Ao buscar atendimento especializado é fundamental que o cliente saia do processo com uma tomada de decisão. Durante as sessões, trabalhamos com avaliações com respaldo científico e analisamos todos os resultados para facilitar a construção da sua escolha.
Você será capaz de construir seu plano com 2 ou 3 opções com planejamento de curto, médio e longo prazo.
Um processo de orientação profissional, geralmente, acontece em 7 sessões de 1 hora cada. Ao final, te envio seu laudo personalizado em papel timbrado.
Ficou interessado (a)? Entre em contato comigo pelo whatsapp: https://bit.ly/psicologajessicafonseca
Respostas de 2
Obrigada pelo seu comentário. Falo sim. Vou publicar vários outros artigos aqui no blog falando sobre o assunto.