Entenda o medo de ser julgado e a ansiedade em situações sociais
Entenda melhor o medo de ser julgado e a ansiedade social, lendo este post até o fim. Muitas pessoas que sofrem de ansiedade social não conseguem enxergar como superar o medo de falar em público e em reuniões de trabalho porque acham que aquilo não é para elas, por falta de competência, insegurança e outros motivos. Por consequência, passam a vida se esquivando de situações em que se sinta exposto ou avaliado, transformando uma rotina simples de trabalho em um martírio ou até noites perdidas. Como consequência, podemos perder oportunidades de promoção, passar por dificuldade na recolocação profissional e também de galgar melhores oportunidades na carreira.
Se você enfrenta problemas ao participar de eventos sociais e reuniões de equipe, ou se tem horror a eventos coletivos e tenta participar das reuniões de trabalho sem dizer uma só palavra, é possível que você sofra de ansiedade social ou fobia social. Vale ressaltar que é absolutamente normal, principalmente, pessoas que são mais tímidas ou introspectivas, ou em situações que não estão habituadas sentirem nervosismo. Isso não quer dizer que a pessoa tenha uma síndrome ansiosa. Também pode ocorrer de a pessoa estar passando por um momento de tensão emocional, que faça com que ela sinta sintomas de ansiedade sem, necessariamente, ter ansiedade ou fobia social.
Na verdade, é essencial ter atenção quando passa a ser algo recorrente e que gere prejuízos, por exemplo, quando a natureza da profissão exige que a pessoa dê sua opinião em reuniões ou apresente relatórios, ou faça trabalhos em grupo e ela faz vários mecanismos para isso não acontecer, passa mal ou fica com sintomas descontrolados de ansiedade. Nesse caso, é preciso ligar o sinal de alerta e avaliar a necessidade de buscar ajuda.
Entendendo a Ansiedade Social
É comum subestimarmos o transtorno de ansiedade social, mas trata-se de um dos tipos mais prevalentes e debilitantes de ansiedade. Quando esse problema nos afeta, muitas pessoas nos rotulam como tímidos. Além disso, enfrentamos consequências significativas na carreira, como menor rendimento financeiro e menos oportunidades de promoção. Isso, por sua vez, nos torna mais suscetíveis ao desemprego, colocando-nos em desvantagem no competitivo mercado de trabalho.
Situações Comuns de Medo ou Evitação:
-
- Falar em público ou em interações formais (70%)
-
- Conversas informais (46%)
-
- Afirmar o que pensam (31%)
-
- Ser observados pelos outros (22%)
O comportamento de submissão e de anulação percebido na pessoa que sofre de ansiedade social é um mecanismo de apaziguamento, mas não proporciona mais segurança. A pessoa tenta inconscientemente evitar conflitos, ataques, ridicularizações ou falhas, pois alguma questão emocional desperta esses sintomas de alarme.
Mesmo tomando várias medidas de segurança, a pessoa continua temendo críticas dos outros. Além disso, acredita que as pessoas também julgam seus comportamentos de segurança, como segurar forte no copo ou colocar as mãos nos bolsos. Esse desejo inconsciente de ser bem visto, agradar, ser amado e aceito liga-se a essa postura. Frequentemente, esses problemas têm origem na forma e no ambiente em que a pessoa cresceu, envolvendo afeto, estabelecimento de vínculo, amparo, estímulo para expressar sentimentos, podendo também relacionar-se a algum trauma específico, relacionado ou não com a natureza do problema.
Principais Causas da Ansiedade Social
-
- Pais críticos e controladores, que não oferecem apoio ou têm problemas de ansiedade.
-
- Uso de culpa e vergonha para corrigir comportamentos.
-
- Teme constantemente a avaliação negativa dos outros.
Outros Medos Comuns:
-
- Falar em público
-
- Pedir informações
-
- Aproximar-se de pessoas do sexo oposto
-
- Ser apresentado a pessoas novas
-
- Participar de reuniões e apresentações
A ansiedade social pode levar a uma vida de isolamento, grande autocrítica e uma atenção exagerada ao que você parece ser para os outros, por isso, a pessoa fica limitada em diversas áreas, além do prejuízo na saúde mental. Por exemplo, é comum a pessoa que tem o problema apresentar episódios de pânico e até doenças psicossomáticas, dependendo do grau do problema e do quanto tenha que se esforçar para evitar situações de exposição. Você pode achar que as pessoas estão sempre notando sua ansiedade e desconforto, gerando uma percepção distorcida de si mesmo.
Superando a Ansiedade Social
Para vencer a ansiedade social, é necessário mudar como você se vê em relação às outras pessoas e desafiar os pensamentos que sustentam esse medo, ainda que pareça ser mais forte do que você. Muitas vezes, você pode achar que todos percebem quando você está nervoso ou prestes a errar, no entanto este pensamento é falso porque elas estarão prestando atenção no assunto que você vai entregar e não em você. Para ajudar a compreender a origem e o significado do medo de ser julgado e da ansiedade social, enumerei estratégias que irão te ajudar.
-
- Confrontar Situações Desagradáveis: Divida seus medos em hierarquias, das situações menos difíceis para as mais difíceis. Comece pelas menos difíceis para criar novos padrões de pensamento.
-
- Praticar Gradativamente: Reduza comportamentos de segurança, como não falar ou fugir de reuniões.
-
- Entender o Foco das Reuniões: Pense que o foco das pessoas está no objetivo da reunião, não em você.
-
- Compartilhar Sentimentos: Em ambientes seguros, diga às pessoas como você se sente. A maioria será solidária.
-
- Desenvolver Autocompaixão: Não se desmereça. Recompense-se por cada etapa vencida.
Benefícios de Vencer a Ansiedade Social
Superar a ansiedade social trará mais liberdade, tranquilidade e efetividade no trabalho, sem dúvida. Vencer essa ansiedade também pode ajudar a superar a depressão, aumentar sua independência e melhorar seus relacionamentos, principalmente se você tem um trabalho que exige interação constante.
-
- Mais Liberdade e Conforto no Trabalho: Sentir-se mais à vontade em reuniões e apresentações
- Melhora nos Relacionamentos: Maior confiança em interações sociais.
- Redução da Depressão: Superar a ansiedade social pode ajudar a combater a depressão.
A psicoterapia com um psicólogo especializado pode te ajudar a trabalhar esses sintomas, fazendo com que você transforme a sua relação com a ansiedade social. Assim, você poderá ir muito mais longe. Para saber mais, entre em contato comigo no link https://bit.ly/whatsappjessicaffonseca . Para saber mais sobre mim e sobre a psicoterapia, clique no link https://jessicafonseca.com.br/psicoterapia/